Mas, irmãos, acerca dos tempos e das estações, não necessitais de que se vos escreva; porque vós mesmos sabeis muito bem que o dia do Senhor virá como o ladrão de noite; Pois que, quando disserem: Há paz e segurança, então lhes sobrevirá repentina destruição, como as dores de parto àquela que está grávida, e de modo nenhum escaparão. Mas vós, irmãos, já não estais em trevas, para que aquele dia vos surpreenda como um ladrão; porque todos vós sois filhos da luz e filhos do dia; nós não somos da noite nem das trevas. Não durmamos, pois, como os demais, mas vigiemos, e sejamos sóbrios; porque os que dormem, dormem de noite, e os que se embebedam, embebedam-se de noite. Mas nós, que somos do dia, sejamos sóbrios, vestindo-nos da couraça da fé e do amor, e tendo por capacete a esperança da salvação. (1 Tessalonicenses 5:1-8)
Embora nos seja dada a garantia de que a obra redentora de Cristo é suficiente, e de que ela nos garante a salvação, vemos diversos alertas quanto à perseverança e à continuidade nas boas obras. Devemos assim “prosseguir para o alvo que é Cristo”, até que “Cristo seja formado em nós”. Assim, Paulo mostra que, embora a noite seja o horário que naturalmente dormimos, Cristo virá de noite como um ladrão, de maneira que precisamos estar atentos e vigilantes.
A noite, aqui, representa o estado daqueles que “dormem” espiritualmente. Suas vidas são trevas, mas eles amam suas obras – que são más. O incrédulo vive em um estado de cegueira terrível que se lhes é dito: “Eis que vem grande destruição”, isso não surtirá efeito algum.
E, como foi nos dias de Noé, assim será também a vinda do Filho do Homem. Porquanto, assim como, nos dias anteriores ao dilúvio, comiam, bebiam, casavam e davam-se em casamento, até ao dia em que Noé entrou na arca, e não o perceberam, até que veio o dilúvio, e os levou a todos, assim será também a vinda do Filho do Homem. (Mateus 24:37-39)
Desfrutam da paz, não dada por Cristo quando se crê Nele, ou pela esperança de ter vida eterna, das promessas feitas pelo Senhor. Sua paz provém de uma mente cauterizada pelo pecado, visto que “o deus deste século lhes cegou o entendimento”. Essa paz é sustentada por uma mentira, pois a destruição é certa para os que desobedecem a Lei de Deus e rejeitam a graça que lhes é oferecida por meio de Cristo. Fora dele não há Salvação. Há um só Salvador, e apenas uma vida para crer Nele.
E, como aos homens está ordenado morrerem uma vez, vindo, depois disso, o juízo. (Hebreus 9:27)
REPENTINA DESTRUIÇÃO
Ainda que Deus seja paciente em derramar sobre os rebeldes a Sua ira, os que vivem nas trevas sempre ficarão surpresos quando o Dia do Senhor chegar. Quando a Babilônia foi tomada, não esperavam. Naquela noite foram pegos de surpresa. Enquanto bebiam e festejavam, uma mão misteriosa começa a escrever, não um aviso, outrossim, uma sentença.
Esta, pois, é a escritura que se traçou: MENE, MENE, TEQUEL e PARSIM. Esta é a interpretação daquilo: MENE: Contou Deus o teu reino e deu cabo dele. TEQUEL: Pesado foste na balança e achado em falta. PERES: Dividido foi o teu reino e dado aos medos e aos persas. (Daniel 5:25-28)
Eis uma paz que provém da imprudência.
QUANDO O POVO DE DEUS DORME
Ainda que dormir não seja o mesmo que morrer, sabemos que não tem como estar alerta e sonolento ao mesmo tempo. Embora sempre haja um convite para que os homens venham das trevas para a luz, tendo em vista os ímpios, pois estes dormem nas trevas, há momentos em que os filhos da luz dormem. Nestes momentos, somos alertados.
Olhe o exemplo de Jonas. Três homens estão sendo agitados e aterrorizados pela fúria do mar. O que deixa o momento ainda mais assustador é o fato disto vir da parte do Deus verdadeiro. Embora eles não O conhecessem, reconheceram que a situação em que estavam era uma manifestação de ira de algum deus. Mas, Jonas dormia. Afinal, que momento seria melhor do que aquele para se tirar uma sonequinha?
Quantas vezes não agimos de modo semelhante? Conhecemos o Deus verdadeiro, mas deixamos que as pessoas continuem perecendo buscando seus falsos deuses. No Domingo, alegremente saímos do culto com a certeza que Cristo é a verdade, o caminho e a vida, mas, que tal curtir uma televisão enquanto os outros perecem?
Não deveríamos apresentar a maior verdade de todas ao mundo, proclamá-la até os confins da terra? Quem se importa com o destino eterno deles? Com o destino de 1,3 bilhões de indianos, com os 1,4 bilhões de chineses, com os 212 milhões de brasileiros.
Jonas dorme? Nós também!
Nós dormimos quando buscamos entretenimento ao invés de cultos centrados em Deus, e não no homem. Dormimos quando, como crianças mimadas, pedimos as bençãos e a prosperidade que Deus não nos prometeu enquanto o mundo se perde. Homens estão jogando no mar tudo o que têm, mas Jonas dorme. Gritam! Choram! Clamam! Mas Jonas dorme.
Não havia mais o que fazer, exceto, acordar Jonas. Um homem com uma teologia perfeita. Sabia quem era o Deus verdadeiro, que havia criado os céus, a terra e o mar onde estavam e que era poderoso para salvar, mas dormia enquanto pessoas naufragavam. Oh, que inútil o conhecimento de Deus que faz com que alguém durma enquanto o mundo se perde.
Desperta!
Keith Green – Asleep in the Light
Você não vê? Você não vê?
As pessoas se afundarem
Quem se importa? Quem se importa?
Se elas se afogarem?
Porque tanta indiferença
Com um mundo perdido?
Não feche seus olhos
Fingindo ser um cristão!!
Oh! Me abençoe, me abençoe.
É tudo o que sempre ouço!
Não há lágrimas, não há dor!
Nem mesmo um clamor
Mas Ele chora, Ele sangra, Ele clama por ti
E você só se importa
Em participar de um mover!!
Ele traz pessoas a sua porta,
Mas você não se importa
E dá um sorriso e diz: “vá em paz, Deus te abençoe”
E os céus então choram,
Porque Jesus veio a ti
E você o abandonou!
Se renda! Se entregue! Não resista ao chamado!!
Olhe a miséria, ouça o clamor
Porque não obedecer, Deus te chama, é você…
Mas como Jonas você foge…
Ele te ordenou a pregar…
Mas você guarda pra você!!!
O mundo adormece nas trevas
Pois a igreja não luta, pois dorme na luz!!!
Como podes ser tão morto,
Sendo tão bem alimentado?
Jesus se levantou dos mortos
Vamos, levante-se de sua cama…
Como podes ser tão morno
E não se importar com os pedidos
Não feche seus olhos, fingindo
Ser um cristão!!
Desperta, tu que dormes, e levanta-te dentre os mortos, e Cristo te esclarecerá. (Efésios 5:14)
Ó Pai clamo a ti que desperte-nos para essa grande obra para a qual tem nos chamado – que levemos a sério as tuas palavras! Que a tua Palavra esteja em nossos lábios, a tua verdade em nossos corações, que estejamos prontos a proclamá-la! Envia-nos trabalhadores, pois grande é a seara. Capacita-nos com teu Espírito para que o mundo conheça a ti, o único Deus verdadeiro. Desperta-nos!

Natan Soares tem 23 anos, mora em São Paulo – SP e congrega na Igreja Metodista Wesleyana, onde é músico. “Gosto de estudar teologia, mas ainda não sou seminarista”.