O homem é a glória de Deus!

O texto bíblico diz: “o homem é a glória de Deus!” (1 Coríntios 11:7) Isto é um eco daquilo que antes fora dito no livro da Criação, a saber, que o homem é a imagem de Deus, ou, como no sentido etimológico desta palavra, o homem é a própria sombra de Deus. Fazendo uma analogia com o significado destas afirmações, percebemos que, ainda que não possamos ver o rosto de Deus perfeitamente, por meio de nossa masculinidade, podemos, mesmo que de forma imperfeita, manifestar ao mundo a glória de Deus!

Aqui é preciso pararmos um pouco, pois, muito se fala e muito ouvimos sobre manifestar a glória de Deus ou sobre viver para a glória de Deus, no entanto, é necessário sermos precisos e claros no entendimento do que exatamente nos está sendo dito quando é dito que o homem é a glória de Deus [e que o homem deve viver para a Glória de Deus]. O significado mais pleno de tudo isso tem de ser tomado do melhor e maior exemplo que é Jesus, do qual a Escritura diz que é “a expressão exata do Ser Divino” (Hebreus 1:3), e que aquele que O vê, vê o Pai (João 14:9) e, outra vez, que podemos ver a glória de Deus na face de Cristo (2 Coríntios 4:6).

A “face” diz respeito à persona, ao caráter, a como Deus é revelado na forma como Cristo viveu, em sua missão e, caminhando diretamente ao ponto central do texto e de toda história da redenção, na morte e na ressureição de Cristo, onde podemos ver mais perfeitamente a glória de Deus, o que significa que, quando a Bíblia fala sobre a glória de Deus, ela está nos falando daquilo que mais brilha, daquilo que é mais manifesto em meio a todos os atributos gloriosos de Deus, quais sejam, o Seu Amor Glorioso e a Sua Misericórdia Gloriosa, que o fizeram capaz de, primeiramente, se tornar um bebê que mama no seio de Maria, caminhar como um Cordeiro mudo ao Calvário para derramar Seu sangue em resgate por nossas almas e ressuscitar como um Leão, obtendo para nós toda a vitória contra o mundo, o diabo e a carne, bem como a vida eterna no Reino de nosso Deus e Pai!

Se o homem é a glória de Deus e deve viver para Glória de Deus, isso significa que, em nossas vidas, a forma mais divina da masculinidade, ou a expressão mais piedosa e santa de ser homem, se dá exatamente quando nós homens, assim como Jesus, doamos nossas vidas em amor a Deus e aos homens, em forma de servos para manifestar por meio de nós a mensagem do Evangelho. Mais que proclamar com palavras, é preciso encarnar a mensagem, é preciso sermos a mensagem. Se o Evangelho nos diz que o Emanuel é Deus conosco, precisamos nos tornar presentes na vida dos outros, entrar para ficar em suas vidas em todos os momentos, para servirmos ao nosso próximo.

Se a mensagem do Evangelho, se a Glória de Deus se manifestou mostrando a todos, em Jesus Cristo, que nosso Deus é um Deus que sofre com o que sofre e, mais do que isso, que dá até a sua última gota de sangue, que dá o próprio Filho para arrancar pessoas do inferno e da escravidão do pecado, é preciso que nós também estejamos nos doando ao máximo e de todas as formas para que muitas pessoas sejam trazidas do império das trevas para o Reino do Filho do Seu Amor.

Se o que o Evangelho nos mostra, se a glória radiante divina brilha, nos mostrando que agora Deus pode andar com os homens e ser Seu Amigo, é imprescindível que também sejamos amigos de pecadores, amigos verdadeiros de outros, de famílias, de jovens, de idosos, enfim, que sejamos leais e verdadeiros servos para tornar a vida dos outros mais feliz.

A expressão máxima do amor de Deus é Cristo é o Evangelho, e se nós somos a glória de Deus, isso quer dizer que fomos escolhidos para, assim como Jesus, sermos enviados ao mundo para que o mundo creia que Ele é o Filho de Deus! Como? Ora, isto acontecerá quando o mundo olhar para nós e ver a Cristo, não apenas em nossas bocas, mas em nossas vidas.

O mundo crerá que existe amizade, compaixão, perdão, graça, misericórdia, bondade, generosidade, salvação, santificação e pureza, somente quando, em nossas vidas, ainda que de forma imperfeita, o Deus presente com todos os Seus presentes entrar na vida de outras pessoas, manifestando toda essa beleza gloriosa, transformando, curando e restaurando outros seres humanos à semelhança de Cristo!

O rio que flui do interior de todo aquele que crê precisa jorrar em direção aos muitos e muitos sedentos que caminham em meio ao deserto desta vida tão dura e árdua. Gostaria de desafiar você, homem, a viver de modo sacrificial, a fazer-se servo de todos, a entrar na vida de outras pessoas para ficar até o fim, e a dar tudo de si para manifestar a Glória de Deus por meio de sua vida, e assim fazer jus àquilo que a Bíblia diz a seu respeito: “o homem é a glória de Deus!”


Rafael Ribas graduou-se em Teologia pela Faculdade Teológica Sul-Americana. Plantou a Igreja Batista da Graça, em Santa Maria – RS, onde foi pastor durante 5 anos. Hoje, faz parte do time de pastores da Igreja Acção Bíblica, de Faro, em Portugal, onde se dedica integralmente ao plantio de duas novas igrejas e a projetos com pessoas em estado de vulnerabilidade social por meio Associação BeAlive.

Deixe um comentário