O conflito em Israel: cumprimento de alguma profecia bíblica para Israel?

É quase impossível assistir a algum noticiário ou navegar na internet sem se deparar com notícias sobre os recentes conflitos entre o grupo Hamas e Israel. Não demorou muito para que diversas pessoas começassem a associar o que está acontecendo com alguma profecia em específico, e alguns textos isolados estão sendo usados para afirmar que esses recentes conflitos são o cumprimento de alguma profecia bíblica sobre Israel.

É interessante observarmos que existe uma ênfase e curiosidade na nação de Israel por parte de alguns círculos evangélicos, contudo, essa ênfase e curiosidade não está amparada pelas Escrituras. Geralmente esse tipo de visão é fruto de uma separação entre Israel e Igreja, onde é afirmado categoricamente que Deus possui dois povos e planos distintos para cada um.

Porém, na Escritura o que encontramos é que o “Israel de Deus” é composto tanto por judeus como também por gentios (cf. Rm 2:28-29), o profeta Isaías prevê um tempo em que os gentios fariam parte de Israel de maneira abundante (Is 56:3-7). Paulo chama a Igreja de o “Israel de Deus” (Gl 6:16), o que fica claro em ambos os testamentos é que Deus possui apenas um povo e que não há acepção de pessoas (Rm 2:11; At 10: 34).

Certamente quando vejo guerras e rumores de guerra lembro do sermão de Jesus (cf. Mt 24; Lc 21, Mc 13), porém, não podemos nos esquecer que ao longo da história esses conflitos sempre existiram. Além disso, quando olhamos para o que ocorre em Israel atualmente, aliás, para qualquer guerra, Deus está nos chamando ao clamor e oração por essa nação (1Tm 2:1-2), seja ela qual for.

Ao olhar para essas guerras e recentes debates, percebo que muitos acabam deixando de lado a compaixão, a misericórdia e o amor. O fato de que a Escritura ensina que o Israel de Deus é composto por todos os eleitos, judeus e gentios, não é uma abertura para que possamos desprezar a nação de Israel e sua importância nos planos de Deus. Portanto, ao terminar de ler essa breve consideração sobre Israel e o seu atual contexto, te convido para que faça uma oração pela nação de Israel, ore para que haja paz, para que Deus alcance o seu povo tanto em Israel como também entre os Palestinos.


Rafael Castro, 21 anos, é estudante de Direito, membro da Igreja Presbiteriana do Brasil e casado com Giovanna Cristina. Autor do livro O Pacto Divino (2020).

Um comentário sobre “O conflito em Israel: cumprimento de alguma profecia bíblica para Israel?

Deixe um comentário